Última Sessão Ordinária do ano tem 21 projetos aprovados.
INFORMATIVO OFICIAL - Sessão Ordinária do Dia 18/12/2023
PUBLICADO EM 19/12/2023 - 16:25



Denúncia contra Vereador

Na sessão desta segunda-feira, dia 18, foi lido o Processo Administrativo/Legislativo 01/2023, contendo denúncia e pedido de cassação de mandato do Vereador Volnei Zancanaro (UB). Na mesma ocasião foi votado e aprovado por unanimidade o Pedido de Vistas do vereador Zancanaro, para possibilitar melhores estudos do mesmo e defesa administrativa, adiando assim, o início da tramitação do processo.

 

 

Ordem do Dia

Inicialmente não constavam projetos na Ordem do Dia, da sessão desta segunda-feira, dia 18/12, a última Sessão Ordinária de 2023, mas por acordo das Comissões, foram incluídos na pauta e aprovados por unanimidade o Projeto de Lei 159-03/2023, que altera a Lei Municipal que autoriza o Executivo Municipal a efetuar a doação de bem imóvel à empresa 5f & Carlson Transportes LTDA.; o Projeto de Lei 161-03/2023, que cria cargo de Agente de Defesa Civil no Quadro de Servidores Públicos Municipais de Provimento Efetivo para atuar na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção da Defesa Civil, este com as Emendas Modificativas 01 e 02 também aprovadas; o Projeto de Lei 162-03/2023, que autoriza o chamamento público para credenciamento de serviço de Automóveis de Aluguel (Táxi) da aldeia indígena e demais localidades solicitadas pelas Secretarias; o Projeto de Lei 174-03/2023, que altera a Lei que dispõe sobre a gratificação para diretoria, conselheiros e analista previdenciário que atuam junto ao Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos Efetivos do Município de Estrela; o Projeto de Lei 178-03/2023, que autoriza o Poder Executivo a celebrar Convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Estrela – APAE para transferência de recursos no valor de R$ 100.000,00 para custeio temporário de serviços da proteção social básica e/ou especial para APAE; o Projeto de Lei 180-03/2023, que aprova o Calendário Anual de Eventos 2024 do Município; o Projeto de Lei 182-03/2023, que altera a Lei Municipal que autoriza o chamamento público para credenciamento de serviços de mecânica especializada de veículos, caminhões, ônibus e máquinas da frota municipal; o Projeto de Lei 183-03/2023, que autoriza o Executivo a conceder auxílio financeiro à Passarela Center Ltda.; o Projeto de Lei 184-03/2023, que estabelece o índice para a revisão geral anual dos servidores, aposentados e pensionistas do Poder Executivo e do Poder Legislativo de Estrela; o Projeto de Lei 185-03/2023, que estabelece o índice para o aumento de vencimentos e salários dos servidores, aposentados e pensionistas do Poder Executivo; o Projeto de Lei 187-03/2023, que altera dispositivo na Lei, que cria novo sistema de concessão do Vale–Alimentação aos servidores públicos municipais; Também aprovados os Projetos de Lei 07 e 08/2023, de autoria da Mesa Diretora, Estabelecem respectivamente o índice para o aumento de vencimentos e salários dos servidores, aposentados e pensionistas do Poder Legislativo, bem como, altera disposições sobre o Vale Alimentação aos servidores da Câmara Municipal de Estrela; o Projeto de Lei 188-03/2023, que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo fiscal à empresa Plastrela Embalagens Flexíveis Ltda.; o Projeto de Lei 189-03/2023, que atualiza e regulariza a doação da área já consolidada à Cooperativa Languiru Ltda.; o Projeto de Lei 41/2023, de autoria do Vereador Tiago “Chicó” Lehnen (PSD), que dispõe  sobre  denominação  de  logradouro  público de TRAVESSA LUIZ BERTI, o  corredor  de acesso sem  denominação,  no  entroncamento  com  a  Avenida  Rio  Branco, Bairro Oriental; os Projetos de Lei 44, 45 , 46 e 47/2023 de autoria da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento – CEFO, que convalidam e homologam créditos adicionais extraordinários abertos e incorporados ao orçamento do ano de 2023, em decorrência da situação de Calamidade Pública, DECRETO n. 132, DE 06 DE SETEMBRO DE 2023; através dos Decretos Municipais n.ºs 210, 214, 217 e 218. Também foi aprovado por maioria de sete votos favoráveis e cinco contrários, o Projeto de Lei 06/2023, de autoria da Mesa Diretora, que estende aos subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Vereadores e Presidente da Câmara Municipal a revisão geral que trata o art. 37, X da Constituição Federal, no percentual de 3,85% (três virgula oitenta e cinco por cento), a contar do dia 1º de janeiro de 2024.

 

 

Expediente Recebido

Nesta semana, todos os projetos que deram entrada no Expediente foram, por acordo das Comissões, incluídos na pauta e votados, exceto pelo Projeto de Lei 48/2023, de autoria do Vereador João Braun (PP), que suspende a Cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) incidente sobre imóveis edificados atingidos por enchentes ou alagamentos causados pelas chuvas ocorridas nos últimos meses no Município de Estrela a partir da data de publicação desta Lei Complementar excluindo as disposições em contrário.

 

 

Foram aprovados e encaminhados na sessão:

 

Pedidos de Informação

 

Do Vereador Volnei Zancanaro (UB) – Solicita ao Executivo, através da Secretaria da Saúde, que informe a relação de todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Estrela que receberam os atrasados desde de maio, bem como os que estão aptos e não receberam os referidos proventos atrasados. Também que o Executivo Municipal informe a relação de gastos com a mídia no ano vigente, tanto com jornais e rádio, especificando os valores de quanto cada meio de comunicação recebeu. Que através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, envie a relação de todas as pessoas que tem direito a receber o pix, bem como as que não receberam, e informe qual a última data para recadastramento das pessoas que tem direito a esse benefício. Este pedido está sendo reiterado conforme o pedido 22/2023 de 24 de novembro de 2023. Que o Executivo Municipal informe a relação dos itens que compõem a cesta básica e materiais de Limpeza adquirida pelo Poder Municipal, em prol das pessoas que foram atingidas pelas cheias. Este pedido está sendo reiterado conforme o pedido 23/2023 de 24 de novembro de 2023. Que o Executivo Municipal informe até quando as pessoas atingidas pela enchente terão direito ao recebimento de cestas básicas?. Este Pedido está sendo reiterado conforme o pedido 19/2023 de 01 de novembro de 2023. E que o Executivo Municipal envie uma ralação de tudo que foi doado aos munícipes que foram atingidos pela enchente e quanto o Governo Municipal aplicou de recursos do Município no atendimento às necessidades dessas pessoas que foram atingidas pelas cheias. Este pedido está sendo reiterado conforme o pedido 20/2023 de 01 de novembro de 2023.

 

Do Vereador Tiago “Chicó” Lehnen (PSD) – Solicita ao Executivo Municipal, através da Secretária Municipal da Saúde, para que informe como está sendo realizado o repasse da verba do governo federal do piso salarial nacional da enfermagem para o Hospital Estrela, PA+ e a Clínica de Hemodiálise (Humanize).

 

Do Vereador Humberto Canigia Rerig (REPUBLICANOS) – Solicita ao Executivo Municipal, que informe a data de inauguração da ponte que liga o Bairro Boa União e o Bairro São José.

 

Indicações

 

Do Vereador Volnei Zancanaro (UB) – Indica ao Executivo, para que estude a viabilidade de conceder a isenção do IPTU para os moradores cujo suas residências foram atingidas pela enchente de 2023, visto que muitos municípios já adotaram esta medida. Também que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, para que realize uma retificação na lista e nos critérios apontados sobre o estudo que foi realizado para distribuição dos valores de pix para as famílias atingidas pela enchente, bem como que o mesmo seja especificado através de planilha própria. Este pedido está sendo reiterado conforme a Indicação 53/2023 de 03 de novembro de 2023.

           

Do Vereador Humberto Canigia Rerig (REPUBLICANOS) – Indica ao Executivo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, reveja os critérios de avaliação do aluguel social, bem como proceda na agilidade da liberação dos valores do referido benefício, para que assim os munícipes atingidos pelas enchentes de 2023 possam ter mais dignidade de moradia. Indica também que o Executivo realize a reforma, bem como, retorne o funcionamento do posto de saúde do Loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos, devido a última enchente o referido posto ficou totalmente danificado e sem condições de uso, esta é uma solicitação da comunidade para o retorno do funcionamento do posto, pois é de grande valia e muita utilidade aos munícipes do local.

 

 

Pedidos de Providências

 

Do Vereador Volnei Zancanaro (UB) – Que a Secretária de Infraestrutura, realize a instalação de lixeiras comunitárias nos Loteamentos 3, 4, e 5, no Bairro Boa União, bem como realize a roçada e a limpeza da praça, pois os moradores estão impossibilitados de frequentar o local devido ao matagal o que vem atraindo animais peçonhentos.

 

Do Vereador Tiago “Chicó” Lehnen (PSD) – Que a Secretaria de Infraestrutura, através do Departamento de Pavimentação e Conservação de Vias Pública, realize o patrolamento, colocação de material e abertura de valas na Rua Oscar Ely no Bairro Boa União, pois devido as enchentes de 2023 a referida rua ficou bastante danificada ficando quase que intrafegável.

 

Do Vereador Humberto Canigia Rerig (REPUBLICANOS) – Que a Secretaria da Agricultura, através do Departamento de Capatazias e Estradas Rurais, realize a fiscalização das estradas e ruas do Interior que necessitam de patrolamento e colocação de material e as que tiverem com a necessidade realize o referido trabalho. Que a Secretaria de Administração e Segurança Pública, através do Departamento de Trânsito, realize a instalação de um guard rail na Rua das Marinheiros, no Bairro Moinhos, local onde foi retirada as casas devido a enchente de 2020, como há um fluxo grande de pedestres e alunos por ter uma escola perto, o referido guard rail seria de suma importância para segurança dessas pessoas. Este pedido está sendo reiterado conforme o pedido 98/2023 de 29 de junho de 2023. Que a Secretaria de Infraestrutura, através do Departamento de Serviços Urbanos, realize a reforma da calçada da Praça Henrique Roolaart, no Bairro Centro, a reconstrução da praça e da quadra de futebol do Bairro Moinhos, bem como as reformas das praças da Rua Joaquim Nabuco, no Bairro Oriental e as praças do Bairro Imigrantes. todas as referidas praças foram danificadas com as enchentes de 2023. E que a Secretaria de Administração e Segurança Pública, através do Departamento de Trânsito, realize a limpeza e a repintura dos cordões de todas as Ruas que foram atingidas pelas enchentes de 2023.

 

 

Próxima Sessão - Recesso

A próxima Sessão Ordinária acontece após o Recesso parlamentar, às 18h30min de segunda-feira (05/02/2024), na sede do Poder Legislativo (Rua Dr. Tostes, 51, Centro).

 

 

Transmissão da Sessão

O Poder Legislativo transmite ao vivo as Sessões através da Página da Câmara de Vereadores de Estrela na rede Social Facebook (https://www.facebook.com/camaradeestrela/).



Crédito da Foto: Diego A. Vogel

Texto: Joilson Marcelo Pereira - AI Câmara de Vereadores de Estrela


Assessoria de Imprensa