Sessão Ordinária do Dia 02/10/2023 - INFORMATIVO OFICIAL
Piso do Magistério aprovado.
PUBLICADO EM 03/10/2023 - 20:19

  

Ordem do Dia

A Sessão ordinária desta segunda-feira, 02/10, que devido à recente cheia do Rio Taquari ter inutilizado o plenário da Câmara de Vereadores, foi realizada mais uma vez na Sala de Reuniões do 2º andar da sede do legislativo. Inicialmente não constavam projetos na Ordem do Dia, mas por acordo das Comissões foram incluídos na pauta e aprovados por unanimidade o Projeto de Lei 131-03/2023, que abre crédito especial para adequação do orçamento da Secretaria da Saúde, para melhor aproveitamento dos recursos; o Projeto de Lei 135-03/2023, que adapta o PPA vigente, incluindo, transferindo e excluindo novas ações, a partir do exercício de 2024, no Gabinete do Prefeito, na Secretaria de Administração e Segurança Pública, na Secretaria de Educação, na Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, na Secretaria de Infraestrutura e na Secretaria de Desenvolvimento Social; e o Projeto de Lei 143-03/2023, que dispõe sobre a aplicação do índice do Piso Salarial aos Professores do Município de Estrela.

 

 

Expediente Recebido

Nesta semana, seis projetos deram entrada no Expediente da Câmara e foram baixados para as Comissões. Trata-se do Projeto de Lei 144-03/2023, que dispõe sobre denominação do Memorial de Estrela, de Memorial WERNER HELMUT ERICH SCHINKE; o Projeto de Lei 18/2023, de autoria do Vereador Felipe Schossler (PTB), que dispõe sobre denominação de logradouro público de ORLANDO JOÃO HAUSCHILD; o Projeto de Lei 19/2023, de autoria dos vereadores Luis Fernando Kalsing (PTB), Silas Alves (PL) e Humberto Canigia Rerig (REPUBLICANOS), que dispõe sobre denominação de praça pública, de ADÃO DIAS DE FREITAS; os Projetos de Lei 20, 21 e 22/2023, de autoria do vereador João Braun (PP), que denominam logradouros públicos, respectivamente de HELMA DIEHL SULZBACH, LOTHÁRIO JOSÉ SULZBACH e SÉRGIO INÁCIO SULZBACH.

 

 

Foram aprovados e encaminhados na sessão:

 

Pedidos de Informação

 

Do Vereador João Braun (PP) – Solicita ao Executivo que informe quantos protocolos deram entrada nos últimos 12 meses pedindo reembolso por vidros de veículos danificados pelas equipes de roçada urbana, bem como, quanto isso gerou de custo aos cofres públicos.

 

 

Indicações

 

Do Vereador Luis Fernando Kalsing (PTB) – Indica ao Executivo, que Estude uma maneira amparada em lei, a inclusão no Programa Renasce Estrela, ongs, associações, igrejas e demais entidades que foram prejudicadas pelas cheias, para que tenham acesso as linhas de créditos com juros subsidiados pelo governo afim de retornarem as suas atividades com condições de atender seus públicos e comunidade, pois a comunidade de Estrela sempre prezou e reconheceu a importância de suas entidades e a sociedade civil organizada no apoio as políticas públicas no atendimento a comunidade de forma voluntária e espontânea, e nesse momento em que muitas entidades aturam apoiando seus entes, os seus parceiros ajudando o governo, se faz necessário que haja a contrapartida do Governo de Estrela para atender essas entidades tão importante que foram prejudicadas pelas cheias do Rio Taquari. Não sendo legalmente possível o auxílio que estude a possibilidade de ser realizada através das entidades mantenedoras.

 

Do Vereador Felipe “Pinho” Schossler (PTB) – Indica ao Executivo, através da Secretaria de Saúde, para que providencie uma pediatra, bem como providencie o aumento de consultas para o posto de saúde do Bairro Auxiliadora.

 

 

Requerimentos

 

Do Vereador Tiago “Chicó” Lehnen (PSD) – Requer a remessa de correspondência, à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais CPRM-SACE, para que realizem a manutenção da régua de medição do Rio Taquari nos Municípios de Encantado e Estrela, para que assim possamos ter parâmetro da subida do rio, pois as referidas réguas são de suma importância para a região, bem como a instalação de uma régua de medição no Rio Guaporé que é importante afluente do Rio Taquari.

 

Do Vereador Silas Alves (PL) – Requer a Moção de Apoio ao Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) em face da tentativa de legalização do aborto por meio da ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442), afim de garantir as prerrogativas constitucionais e republicanas das competências do Poder Legislativo e de se evitar um possível ativismo judicial por parte do Supremo Tribunal Federal.

 

 

Próxima Sessão

A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (09/10), na Sala de Reuniões do segundo andar da sede do Poder Legislativo, Rua Dr. Tostes, 51, Centro.

 

 

Transmissão da Sessão

O Poder Legislativo transmite ao vivo as Sessões através da Página da Câmara de Vereadores de Estrela na rede Social Facebook (https://www.facebook.com/camaradeestrela/).

 


Assessoria de Imprensa