O advogado Gentil Bartolomeu Cruz Krahl, 69, vai receber o Título de Cidadão Estrelense em Sessão Solene nesta segunda-feira, a partir das 20h, na Câmara de Vereadores de Estrela. A proposição da homenagem partiu do vereador e também advogado Valderes “Maninho” da Rosa (PSD) e recebeu aprovação unânime em outubro de 2022.
A sessão Solene será transmitida ao vivo através da Página da Câmara de Vereadores de Estrela na rede Social Facebook (https://www.facebook.com/camaradeestrela/).
Gentil Bartolomeu Cruz Krahl
O homenageado, nascido em 13 de dezembro de 1953, na cidade de Montenegro, filho de Lindolfo Krahl e Maria Aurea Cruz Krahl. Gentil entrou para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul em 1974, formou-se sargento da corporação em 1977 e a partir do ano seguinte, até 1987, comandou a Seção de Combate a incêndio em Estrela, atualmente 2ª pelotão de Bombeiro Militar, em um período em que a guarnição sediada no município atendia uma área que abrangia 42 municípios do Vale do Taquari com efetivo estimado em 42 bombeiros militares. Ainda na carreira de bombeiro, Krahl chegou ao posto de 1º tenente no ano de 2000, quando passou para a reserva.
A carreira advocatícia iniciou no mesmo ano, quando em 26 de julho de 2000 passou a integrar os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-RS, entidade na qual, atuando na subseção de Estrela ocupou diversos cargos como Conselheiro (gestão 2007-2009 e 2010-2012), Vice Presidente (2013-2015 e 2019-atualmente até 2024) e Presidente (2016-2018). O Dr. Gentil Krahl foi uma liderança de importante atuação na campanha pela instalação do novo foro trabalhista na cidade de Estrela, inaugurado no ano de 2021.
Para o proponente da homenagem, vereador Valderes “Maninho” da Rosa (PSD), o novo cidadão estrelense atinge os requisitos da honraria, pois “foi escolhido pelo trabalho em prol da comunidade Estrelense e comunidade regional, sobretudo pelo seu histórico no corpo de Bombeiros de Estrela. Destaco também sua contribuição na ordem dos advogados do Brasil na subseção de Estrela/RS, sendo presidente, vice presidente e conselheiro, contribuindo com a defesa da Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis” afirma.