Abertura de crédito para manutenção de estradas rurais é aprovada.
INFORMATIVO OFICIAL - Sessão Ordinária do Dia 29/04/2024
PUBLICADO EM 30/04/2024 - 11:48

Para a Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 29/04, inicialmente não constavam projetos na Ordem do Dia, mas por acordo das Comissões foram incluídos na pauta e aprovados por unanimidade o Projeto de Lei 045-04/2024, que abre Crédito Especial no Orçamento 2024, no valor de R$ 18.191,68 (dezoito mil, cento e noventa e um reais e sessenta e oito centavos) para possibilitar a devolução de saldos e a prestação de contas do Convênio FPE 2022/0324, cujo objetivo foi a construção de uma Quadra Esportiva coberta no Bairro Pinheiros, pois o saldo residual a ser devolvido ao Estado está relacionado ao superávit financeiro e ao excesso de arrecadação provenientes dos rendimentos da aplicação financeira; e o Projeto de Lei 046-04/2024, que abre Crédito no Orçamento 2024, no valor de R$ 70.600,00 (setenta mil e seiscentos reais), para atender a uma necessidade premente de manutenção das estradas e vias em nossa zona rural através da extração de saibro, que é fundamental para garantir a segurança e a qualidade das vias utilizadas pela população local e pelos visitantes.

Nesta semana, apenas um projeto deu entrada no Expediente. Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo 01/2024, da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento – CEFO, que Acolhe o Parecer do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, aprovando as Contas Anuais nos termos propostos pelo TCE, do Administrador do Executivo Municipal de Estrela no Exercício de 2020.

Pedidos de Informações

Do Vereador João Braun (PP) – Solicita ao Executivo, que encaminhe a esta Casa Legislativa, cópia da minuta do contrato com a CORSAN/AEGEA, para análise dos Vereadores. Caso a assinatura já tenha ocorrido, que encaminhe a cópia do Contrato.

Do Vereador João Braun (PP) – Indica ao Executivo, que realize a instalação de uma travessia elevada na Av. Rio Branco em frente a academia Corpo e Alma, no Bairro Oriental, onde hoje já existe uma faixa de pedestres.

Do Vereador Felipe “Pinho” Schossler (PDT) – Indica ao Executivo, que que realize a pavimentação da pista atlética, com asfalto ou bloqueto do Parque do Bairro Auxiliadora, e que, através do Departamento de Trânsito, que realize a instalação de placa indicativa de nome de rua no Loteamento Santa Rita, pois atualmente só existe na Rua principal.

Requerimento

Do Vereador Felipe “Pinho” Schossler (PDT) – Requer a Moção de Apoio à Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Do Vereador Marcio Mallmann (PODEMOS) – Que a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, através do Departamento de Fiscalização Ambiental, realize a fiscalização de dois terrenos localizados na Rua 3 de outubro, sendo o primeiro entre os n.os 136 ao 215 e o segundo terreno entre os n.os 215 ao 451 no Bairro Oriental, para que os proprietários providenciem a roçada e limpeza nos mesmos, e em caso de inércia dos proprietário, que a Prefeitura realize a limpeza. E que a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, através do Departamento de Fiscalização Ambiental, realize a fiscalização e, se necessário, a notificação do proprietário da residência localizada na Rua Palmeiras das Missões, em frente ao posto de saúde, no Bairro Oriental, pois a piscina que existe na residência está com água parada o que causa preocupação aos moradores da redondeza, pois muitos já contraíram Dengue, e por se tratar de um assunto de saúde pública, pede-se a urgência na solução desse problema.

Do Vereador Douglas “Dôga” Daroit (MDB) – Que a Secretaria de Infraestrutura, através do Departamento de Pavimentação de Vias Públicas, realize o reparo em via pública na Rua Ruben Gerhardt, tendo como referência de numeração de residência, casa nº 24 no Bairro Imigrantes. Conforme foto em anexo, a grande quantidade de chuva nos últimos tempos danificou a rua dificultando o acesso de carros e o trânsito dos pedestres que por ali transitam. A colocação de material na via também é de fundamental importância, pois, o acesso para as residências está se tornando totalmente inviável. Este pedido está sendo reiterado conforme o pedido 03/2024 de 07 de fevereiro de 2024.

Do Vereador Felipe “Pinho” Schossler (PDT) – Que a Secretaria de Infraestrutura, através do Departamento de Pavimentação e Conservação de Vias Públicas, realize a colocação de material na Rua Guido Inácio Wathier. E que o Departamento de Serviços Urbanos, providencie o alargamento dos bueiros das esquinas das Ruas João Paulo I e Cônego Reinaldo Juncker, no Bairro Auxiliadora.

A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (06/05), na Sala de Reuniões do segundo andar da sede do Poder Legislativo, Rua Dr. Tostes, 51, Centro.